4 de outubro de 2008

O que é Santidade?

Olá pessoal!
Agora vamos falar sobre algo que, seria polêmico se não fosse santo.
Antes eu desejava falar sobre oração e tanto que até postei uma aqui embaixo. Pois nesses dias Deus tem me levado a orar sem cessar e voltar a jejuar. Em especial nessa semana que passou.

Mas antes disso, vou falar de algo que nos leva a conhecer a Deus mais de perto e sem a qual ninguém verá sua face: SANTIDADE.
Santidade é o principal atributo de Deus e uma qualidade a ser desenvolvida em seus seguidores. "Santidade" e o adjetivo "santo" aparecem muitas vezes na Bíblia. No Velho Testamento, a primeira palavra para santidade significa cortar ou separar. Fundamentalmente, santidade é um corte ou separação de algo impuro e consagração ao que é puro.

SANTIDADE NO VELHO TESTAMENTO
No Velho Testamento, santidade, quando aplicada a Deus, se refere ao seu domínio sobre a Criação e à perfeição moral de Seu caráter. Deus é santo na medida em que Ele é completamente distinto da sua criação e exerce soberana majestade e poder sobre ela. Sua santidade é um tema de vulto nos Salmos (Salmo 47:8) e nos Profetas (Ezequiel 39:7), onde "santidade" emerge como sinônimo para o Deus de Israel. As Escrituras dão a Deus os títulos "Santo" (Isaías 57:15), "o que é Santo" (Jó 6:10; Isaías 43:15) e "Santo de Israel" (Salmo 89:18; Isaías 60:14). No Velho Testamento, santidade de Deus significa que o Senhor é separado de tudo que é mal e corrompido (Jó 34:10). Seu caráter santo é o padrão de absoluta perfeição moral (Isaías 5:16). A santidade de Deus - sua majestade transcendente e pureza de caráter - é habilmente apresentada no Salmo 99. Os versos 1-3 retratam a distância de Deus das coisas terrenas, e 4-5 enfatizam sua separação do pecado e do mal. Também no Velho Testamento Deus ordenou santidade nas vidas das pessoas. Através de Moisés, Deus disse a Israel, "Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo." (Levítico 19:2).
A santidade descrita no Velho Testamento tem dois sentidos:

1. Exterior ou cerimonial
2. Interior ou moral e espiritual

A santidade cerimonial do Velho Testamento descrita no Pentateuco (os cinco primeiros livros do Velho Testamento) incluía rituais de dedicação ao serviço de Deus. Assim sacerdotes e levitas eram santificados por um ritual complexo (Êxodo 29:1), como foram os hebreus nazireus (Números 6:1-21). Profetas como Eliseu (II Reis 4:9) e Jeremias (Jeremias 1:5) também foram santificados para um ministério profético especial em Israel. Mas o Velho Testamento também dirige atenção para os aspectos íntimos, morais e espirituais da santidade. Homens e mulheres, criados à imagem de Deus, são chamados a cultivar a santidade do caráter de Deus nas suas próprias vidas (Levítico 19:2). No Novo Testamento a santidade cerimonial proeminente no Pentateuco passa para um segundo plano. Muito do Judaísmo no tempo de Jesus procurava a santidade cerimonial pelas obras (Marcos 7:1-5), logo o Novo Testamento enfatiza a dimensão ética da santidade em vez da dimensão externa. (Marcos 7:6-12). Com a vinda do Espírito Santo, a igreja primitiva percebeu que a santidade da vida era uma realidade interna profunda que deveria governar as atitudes e pensamentos de um indivíduo em relação a pessoas e objetos do mundo exterior.

SANTIDADE NO NOVO TESTAMENTO
A palavra grega usada no Novo Testamento equivalente à hebraica para santidade significa um estado interior de liberdade de falha moral e relativa harmonia com a perfeição moral de Deus. A expressão "semelhança de Deus" contém o sentido da palavra original grega para santidade. Há uma outra palavra grega que descreve o conceito de santidade dominante no Velho Testamento como separação exterior do mundo e dedicação ao serviço de Deus. Porque os escritores do Novo Testamento assumiram o retrato de deidade do Velho Testamento, santidade é atribuída a Deus em poucos de seus textos. Jesus afirmou a natureza ética de Deus quando ensinou seus discípulos a orar que o nome do Pai deve ser honrado pelo que Ele é, "Santificado seja o teu nome" (Mateus 6:9). No livro do Apocalipse a perfeição moral do Pai é descrita com a atribuição tríplice de santidade emprestada de Isaías: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir." (Apocalipse 4:8). Lucas, entretanto, contemplou a santidade de Deus nos termos do conceito dominante no Velho Testamento de Sua transcendência e majestade (Lucas 1:49).

(Fonte: ilumina)

Vou procurar ser mais detalhista nos estudos, pq acho que estou escrevendo de uma forma que só quem conhece a Bíblia entende. Preciso detalhar mais um pouco os estudos para que todos entendam, tanto os que sabem como os que não sabem nada de Bíblia. Agregarei mais.

Nos EUA há um grupo de 3 irmãos crentes, os JONAS BROTHERS, que são cantores e que não possuem nenhum medo de expor seus princípios, os mesmos segundo a palavra de Deus. Usam um anel conhecido como “anel da castidade” como símbolo de santidade e compromisso com Deus. Pois decidiram obedecer sem pecar e sem fornicação, que significa sexo entre solteiros. Se manterão virgens, pois só terão relacionamento sexual após o casamento.
Vejam a matéria completa no, pasmem, programa do Fantástico da Rede Globo de Televisão, que foi ao ar dia 31/08: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL743356-15605,00.html

Eu particularmente também escolhi buscar ter uma vida mais santa com o Senhor, desde o dia em que achei necessidade em mim de ser mais obediente a Ele. Para começar tive que cortar na própria carne e abrir mão de um relacionamento de 4 anos que não era conforme a vontade de Deus. Decidi não pecar mais e andar em santidade até o dia do meu casamento. Esse mês completará 5 meses que decidi ser reta diante do meu Senhor e Pai. E com muita honra posso dizer que foi a segunda melhor escolha da minha vida! Pq a primeira foi me batizar nas águas aos 16 anos de idade, voltando do mundo pq havia conhecido a Jesus aos 11 e estava desviada há 2.
Depois disso, iniciei um novo tempo de prosperidade. Quer ser próspero? Obedeça a Deus como filho amado! Descobri então coisas atrasadas como direito meu e muita coisa boa aconteceu. A palavra agora é ordem e progresso! Rs... Tô rindo mas é sério!!!
Os Jonas Brothers, como outro exemplo, venderam no ano passado mais de U$ 12 milhões em discos. Como não ser próspero quando se é obediente???

Como tudo na vida, no meio do caminho houve um declive. Por causa de problemas de família em meio a mentiras e acusações, meu irmão que tão amado e amigo não falava mais comigo havia semanas. E vejam só o caminho que Deus me fez percorrer, com sua santa longaminidade, só pra me fazer lembrar o que eu já sabia:
1. Participei da conferência de jovens onde o assunto era um só: servir a Deus como servos alegres e filhos obedientes!
2. Durante um culto, o irmão Joaquim, Diácono em nossa igreja, nos deu uma palavra sobre perdão. Nos lembrou que para Deus não importa se estamos certos ou errados, devemos pedir perdão e fazer a nossa parte. Se a pessoa não aceitar é problema dela com Deus.
Não tive dúvidas e restaurei com ele. Disse que o amava e não queria mais ficar sem falar com ele. Ele disse que tb me amava e tb não queria mais ficar sem falar comigo. Oh coisa linda!!!

Já posso comprar um “anel da castidade” pra mim! Rs...

Eu quero ser aquilo que sou: obediente a Deus. Eu escolho ser santa/separada para Deus. Eu posso todas as coisas Nele que me fortalece. Pois Ele tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.
E te encorajo a ser homem de verdade e mulher de verdade, pra encarar o reino de Deus em seu corpo e mente. Pq tem que ser muito macho e muito mulher pra encarar esse reino como herança e praticar aquilo que Deus quer que vc faça dizendo não a sua vontade todos os dias de sua vida!
Esqueça o acusador, esqueça suas fraquezas e abra mão da sua vontade que Deus vai te honrar!

Não há nada melhor do que morrer para nossa vontade, nascer denovo e fazer a vontade de Deus!
Não há nada melhor que estar vazia de mim mesmo e cheia do Pai!
Não há nada melhor que falar em outras línguas ao orar!
Não há nada melhor que incomodar o inferno inteiro e tê-lo debaixo dos meus pés!
Não há nada melhor que estar morta a minha vontade e viva para Ele, o autor e consumador dos séculos!
Não há nada melhor que deixar o evangelho se cumprir em mim!
Não há nada melhor que ser obediente e separada para Deus!
Não há lugar melhor com tamanha paz... Eu prefiro um dia na presença Dele, a mil anos em qualquer lugar!!!


“Os vivos, somente os vivos, esses Te louvam como hoje eu o faço" Isaías 38.19

Besu e paz queridos!

Nenhum comentário: