Olá pessoal!
Hoje vamos estudar sobre o BATISMO NAS ÁGUAS. Um mandamento que Jesus nos deixou, ordem para todo aquele que deseja seguí-lo.
Agora vc entederá pq não batizamos crianças bebês.Pois elas não possuem pecados a serem perdoados e tb não podem responder por elas.
O batismo com água simbolizando a purificação religiosa, ou consagração a Deus, era usado pelos israelitas com muita freqüência, conforme as prescrições legais que se encontram em Ex 19.4; 30.20; 40.12; Lv 15;16.26,28; 17.15; 22.4,6; Nm 19.8. Praticavam ainda o uso e costumes sociais, Mc 7.3,4; Hb 6.2.
Crêem muitos que, no tempo de Cristo, e depois, os prosélitos do Judaísmo eram batizados. Assim, quando João Batista, o precursor, foi enviado por Deus, a pregar o arrependimento a Israel, aplicava o batismo a todos que aceitavam a sua mensagem, Jo 1.33. Este rito se chamava de batismo de arrependimento para remissão de pecados, Mc 1.4.
Os batizandos confessavam os seus pecados e professavam a sua fé no Messias vindouro para serem perdoados por ele. Jesus Cristo veio receber o batismo das mãos de João para manifestar a sua simpatia à missão, como também para dar principio à sua própria missão de tomar a si as culpas da humanidade.
O modo pelo qual João batizava não é claramente descrito, porem, como Jesus entrasse no Jordão para receber o batismo, Mc 1.9,10, é bem provável que fosse administrado por imersão. No princípio, os discípulos de Cristo continuaram a batizar o povo, como João havia feito, Jo 4.1,2, continuando assim a obra de João. Quando, porém, começou o ministério de Cristo na Galiléia, não se ouve mais falar em batismos, senão à partida de Jesus, depois de ressurgido em suas instruções aos apóstolos, Mt 28.19.
Cristo instituiu o batismo como o rito de iniciação na sua Igreja, um dos dois sacramentos por ele ordenados, a todos que o seguem. Desde o começo da pregação apostólica, este rito era administrado aos convertidos, At 2.38,41; 8.12,38; 9. 18; 10.48; 1Co 1.14,16; etc., servindo para significar a união do crente com Cristo, pelo arrependimento e fé; o perdão dos pecados pela morte de Cristo, e a operação do Espírito Santo, bem assim o voto de pertencer ao Senhor, Rm 6.4; Gl 3.27; Cl 2.11,12; 1Pe 3.21.
Conforme as instruções de Jesus deve ser administrado em nome da Trindade.
(Fonte: Dic. Da Bíblia John Davis)
Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. Marcos (1:4)
E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; Lucas (3:3)
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se! Lucas (12:50)
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. Atos (19:4)
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos (6:4)
Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; Efésios (4:5)
Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 1 Pedro (3:21)
Receba a Jesus e assuma sim um compromisso com Ele, começando pela obediência. Prometo que vamos estudar mais sobre sua vontade.Sempre a luz da Bíblia.
Besu e paz galera!
OREMOS
Há 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário